Conheça quem participará do Simpósio

Palestrantes

palestrantes internacionais confirmados

Angel Luis Asenjo Esteve

Espanha (ES)

Enfermeiro, Professor Titular da Universidade Escuela, Coordenador do Departamento de Enfermagem e Fisioterapia Espanha.

Sandra Fabíola Casas Ramírez

México – (MX)

Enfermeira, Mestre Professora, Presidente da Associação e Colegio Mexicano de profissionais de Esterilização.

Maria Eelena Yeckle Chuquipiondo

Peru (PE)

Enfermeira, Presidente da Sociedade Científica de Enfermeiras Especialistas em Esterilização SOCIENEE-PERÙ. Ex Presidente da Sociedade Latinoamericana de Esterilização- SOLAES. Mestre em Administração dos Serviços de Saúde. Secretaria de Sub Comité de Desinfecção e Esterilização de Equipos, instrumentos y dispositivos médicos- INACAL. Enfermeira chefe da Central de Esterilização do Hospital Nacional Daniel A. Carrión – Governo Regional de Callao- Lima-Perú.

Palestrantes Nacionais confirmados

Ana Tércia Barijan

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em CC, RA e CME pela SOBECC. Especialização em processamento- nível II pela Sociedade Alemã de Esterilização. Mestre pelo PROESA da EEUSP. MBA Gestão em Saúde pela FGV. Atualmente participa do CB 26 da ABNT como relatora do GT 16 – peróxido de hidrogênio vaporizado. Especialista de Assuntos Científicos da Divisão de Soluções Médicas da 3M Brasil.

Aldenir Fresca

São Paulo (SP)

Enfermeira, Mestre em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu.  MBA Fundação Getúlio Vargas FGV-COC em Gestão Estratégica de Hospitais. Consultora em projetos de atualização e capacitação de profissionais que trabalham na área de Endoscopia.

Andrea Alfaya Acuña

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo EEUSP. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral-FDC e Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Coordenadora de Enfermagem da Central de Material Esterilização e Suprimentos da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês. Atualmente é a Diretora do Conselho Fiscal  Gestão 2019 – 2021

Caroline Cabral Basílio

São Paulo (SP)

Enfermeira, Treinadora e Palestrante Comportamental,  Coach e Master Mind, desde 2016 dedicou sua carreira ao estudo profundo de ferramentas para o desenvolvimento humano com estratégias de autoconhecimento para Alta Performance através de mudanças de comportamentos em Treinamentos Comportamentais de alto impacto . Practitioner em Programação Neurolinguística. Treinadora Comportamental HEAD TRAINER pelo Instituto de Formação de Treinadores.

Cecilia da Silva Angelo

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização em Enfermagem de Centro Cirúrgico, RA e CME pela UNIBAN, Curso Robótica (Da Vinci SI) – Intuitive – Houstoun, membro do GEAP – Grupo de Enfermagem e Assistência Peri Operatória como pesquisadora;  MBA em Gestão de Pessoas – FVG – STRONG (cursando). Coordenadora do Centro Cirúrgico Hospital AC. Camargo – São Paulo, membro da Diretoria SOBECC Nacional gestão 2017/2019 e 2019/2021.

Chrystina Barros

Rio de Janeiro (RJ)

Enfermeira, Pesquisadora e Doutoranda em Administração no Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde/ CESS/ COPPEAD/ UFRJ.  Mestre em Enfermagem e Enfermeira pela UERJ. Integrante do Conselho Científico da SOBRASP. Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Integrante do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid19 da Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ).   Executiva e gestora em saúde, atuando como CEO da Apoio Ecolimp. Atuando como fonte para grandes meios de comunicação como GloboNews, Estado de São Paulo, SBT, Rede Record, Jornal O Dia e outros, além de artigos publicados no Jornal O Globo e Revista Época.

Claudia Moraes

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização em Enfermagem em Radiologia Diagnóstica e Terapêutica pela Universidade de São Paulo. Atualmente atuando na área de Diagnóstico por Imagem, Endoscopia e Métodos Gráficos na Universidade de São Paulo.

Cristiane dos Santos Manoel Resende da Silva

Brasília (DF)

Enfermeira, MBA executiva em Gestão em Saúde de hospitais e clínicas. Pós-graduada em Terapia Intensiva. Gerente Assistencial do Hospital Sírio Libanês Brasília.  

Daniela da Silva Santos Schineider

Porto Alegre (RS)

Enfermeira, Especialista em Gestão de Operações para a Saúde – UFRGS (2015), Técnico em Esterilização Nível I – Academia Aesculap (2017), Especialista em CC, RPA e CME pela SOBECC. Doutoranda em Enfermagem – PPGEnf UFRGS, Mestre em Toxicologia Aplicada – ULBRA, Chefia do Centro de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; integrante do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde do SINDIHOSPA.

Daniele Araujo Stuchi

São Paulo (SP)

Enfermeira, Pós Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo.

Coordenadora do Centro de Material e Esterilização do Hospital Albert Einstein – São Paulo.

Débora Moura Miranda Goulart

Goiás (GO)

Enfermeira Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Mestrado, Doutoranda do programa de Pós Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.

Eliane Job Neves

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização em Endoscopia Terapêutica pela FECS, especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Nove de Julho, Especialização em Enfermagem em Endoscopia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês e MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde pela FECS. Atualmente é Supervisora do Bloco Operatório e Centro de Endoscopia do Hospital Alemão Osvaldo Cruz São Paulo.

Elaine Regina de Souza Bueno

Barretos (SP)

Enfermeira, Pós-graduação em Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização e Serviço de Recuperação Pós-anestésica – Universidade Sagrado Coração – USC Bauru. Certificada como Técnico de Processos de Esterilização Nível I, pela Academia Aesculap. Possui experiência há 18 anos na área de Processamento de Produtos para Saúde. Docente e Co-diretora do Curso de Instrumentação Cirúrgica Minimamente Invasiva – Ircad America Latina Unidade Barretos. Coordenadora e Responsável Técnica do CME do Hospital de Amor Barretos.

Expedita Rodrigues Ferreira

São Paulo (SP)

Enfermeira; Especialista em Enfermam em CC, RA e CME, Mestranda do Curso de Enfermagem Profissional de Ciências da Saúde, Enfermeira do Bloco Operatório e CME do Hospital Sírio Libanês-São Paulo.

Fernanda Torquato Salles Bucione

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. MBA em Gestão Executiva da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre pelo Programa Gestão para a Competitividade- linha saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo- Fundação Getúlio Vargas. Gerente do Bloco Operatório, Centro de Endoscopia, Day Clinic e Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Gonzalo Vecina Neto

São Paulo (SP)

Medico, Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

Idalina Brasil Rocha da Silva

São Paulo (SP)

Enfermeira Especialista em enfermagem ortopédica e traumatologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista (MBA) em gestão de centro de material e esterilização pela INESP. Diretora técnica do centro de material e esterilização do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas São Paulo.

Izabel Kazue Damas Crisol Iamaguti

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização m Enfermagem em Centro Cirúrgico, Centro de Materiais e Esterilização e Recuperação Pós Anestésica, Especialização em Processamento de produtos esterilizados nível II pela IAHCSMM – International Association of Healthcare Central Service Materiel Management. Professora convidada do curso de pós-graduação em Enfermagem lato sensu da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein – FEHIAE. Lean Six Sigma Belt. Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Centro de Materiais e Esterilização e Endoscopia do Hospital Municipal Vila Santa Catarina- administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein São Paulo.

Jeane Aparecida Gonzalez Bronzatti

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Gestão em Unidades de Saúde pela EEUSP, MBA em Gestão e Economia em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre e Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Presidente da SOBECC – Gestão 2007-2009. Docente do Curso de Pós-graduação em Centro Cirúrgico do Centro Universitário São Camilo. Docente do Curso de Pós-graduação em Bloco Cirúrgico da Escola de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do Curso de Desenvolvimento Gerencial LIGRESS. Coordenadora Científica do Curso Técnico de Processos de Esterilização Nível I da Academia da AESCULAP 2017 e 2018. Coordenadora Científica do GIAM e do curso de aperfeiçoamento em CME – ACETIL, 2019. Atuou como gerente do bloco operatório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e de empresa de material ortopédico.  Atua como consultora em saúde.

Juliana Dibai

Belo Horizonte (MG)

Enfermeira, Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde pela Fundação Unimed, Especialista em Gestão do alto custo e Regulação em Saúde.  MBA em Gestão da Educação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Saúde pela FGV. CEO da Empresa E&J Apoio à Gestão de Saúde e Educar LTDA.  Professora Convidada do Módulo de Auditoria em Enfermagem e Implantes de OPME’s da Pós Graduação de Auditoria em Saúde da Fundação Unimed, e dos Cursos de curta duração de Auditoria OPME e Alto custo e Negociação da Fundação Unimed. Professora Convidada dos Módulos de Modalidades de Auditoria e Auditoria de SUS da Pós Graduação em Auditoria da Faculdade de Ciências Médicas – MG.

Karine Scielzo

São Paulo (SP)

Arquitetura e Urbanismo, Especialista em projetos de ambientes de saúde, estratégicos e de alta complexidade. Formada em, cursando Gerenciamento de Projetos – FGV. Arquiteta Sênior do Hospital Sírio Libanês – São Paulo.

Kazuko Uchikawa Graziano

São Paulo (SP)

Enfermeira Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Professora Titular aposentada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP. Participante atual do Grupo de Trabalho de Boas Práticas de Processamento de Produtos para Saúde – Revisão da RE ANVISA 2606/2006 e RDC ANVISA 15/2012, desde março de 2018. Consultora ad hoc da CAPES, FAPESP e CNPq. Revisora de periódicos com classificação A1 e A2 segundo a CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1D). Líder do sub grupo de pesquisa Processamento de Produtos para Saúde do GRUPO Políticas públicas, epidemiologia e tecnologias para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde-PETIRAS, cadastrado no CNPq. Coordenadora pedagógica do Curso MBA em Centro de Material e Esterilização do INESP.

Larissa Larissa G. Thimoteo Cavassin

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção relacionada a assistência à saúde e Bacharel em Direito, com experiência de 15 anos em CCIH. Atualmente na Coordenação de enfermagem do Centro de Materiais e Esterilização, Suprimentos do Centro Cirúrgico e Consignados, do Hospital Sírio Libanês.

Leandro Lopes Miranda

São Paulo (SP)

Enfermeiro Especialista em centro cirúrgico e CME pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em obstetrícia pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-graduando em Gestão da saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Enfermeiro sênior no Centro de Material e Esterilização do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Lúcia Helena Lourenço

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialização em saúde pública, Mestranda FCM UNICAMP, Participou da construção da RDC 06 Endoscopia e tradução da ABNT 15883-4, enfermeira da Gastrocentro UNICAMP 1996/2017, consultora em enfermagem Endoscopia Gastrointestinal.

Magda Machado de Miranda Costa

Brasília (DF)

Enfermeira, Mestre em Qualidade serviços de saúde pela Universidade Federal do Rio Grande    do Norte e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Gerente da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde em Gestão da GVIMS/GGTES/ANVISA.

Mara Machado

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde- FGV. Mestrado profissional em Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde- CUSC. Chefe do Centro de Material e Esterilização Incor HC –  FMUSP. Presidente da SOBECC Gestão 2013/2017. Membro do comitê de endoscopia da SOBECC e membro da comissão de educação SOBECC gestão 2019/2021.

Márcia Hitomi Takeiti

São Paulo (SP)

Enfermeira, Especialista em Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde- FGV. Mestrado profissional em Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde- CUSC. Chefe do Centro de Material e Esterilização Incor HC –  FMUSP. Presidente da SOBECC Gestão 2013/2017. Membro do comitê de endoscopia da SOBECC e membro da comissão de educação SOBECC gestão 2019/2021.

Margarete Kavetski

Curitiba (PR)

Enfermeira, Pós graduação e Especialização Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais – Grupo Educacional CBES e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FAE Business School. Gerente de Bloco Operatório no Hospital Nossa Senhora das Graças Curitiba.  

Raquel de Souza Garcia

Porto Alegre (RS)

Enfermeira, Pós-graduação em Administração Hospitalar, Instituto de Pesquisa Hospitalar São Paulo. Especialista de Produto – 2000 a 2002 (Instrumentais Cirúrgicos, Sistema de Containers e Motores), B| Braun S.A. Gerente de Produto de 2002 a 2012. (Instrumentais Cirúrgicos, Sistema de Containers e Motores, Videocirurgia e Assistência Técnica, B|Braun S.A. Área Manager Latin America 2014 – 2019.   Surgical Instruments Sterilization Container Systems, KLS Martin do Brasil

Product Manager LatAm Delfar.

Rafael Bianconi

São Paulo (SP)

Enfermeiro Especialista em enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós Anestésica e Central de Materiais e Esterilização Pelo Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da USP. Especialista em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos Assistenciais pelo Instituo Israelita de Ensino e Pesquisa. Enfermeiro de Centro Cirúrgico do Hospital Israelita Albert Einstein São Paulo. 1º Secretario Gestão 2019/2021.

Simone Garcia Lopes

São Paulo (SP)

Docente responsável pela disciplina de Centro Cirúrgico e CME da Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Engenharia Biomédica pela UNIVAP. MBA em Gestão em Saúde pela USP. Doutoranda pelo Programa Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Diretora da Comissão de Assistência – Gestão 2017-2019/ 2019 – 2021.

Stella Maris Torres

São Paulo (SP)

Enfermeira, Pós Graduação Administração Hospitalar – Instituto Paulista de Educação e Pesquisa Pós Graduação Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.  MBA Gestão em Saúde – Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Gerente Centro de Materiais e Esterilização Grupo Santa Joana – São Paulo.

Wagner de Aguiar Junior

São Paulo (SP)

Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli/USP. Possui experiência na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Anestesiologia, Terapia Intensiva e Classificação de Riscos. Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e da Society of Trauma Nurses (STN). Instrutor dos Cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATCN). Enfermeiro do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.